CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 24/06/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O prefeito de Baturité, Assis Arruda; assinou na última segunda-feira (17/6), o termo de adesão ao Garantia Safra. O prefeito de Baturité, Assis Arruda; assinou na última segunda-feira (17/6), o termo de adesão ao Garantia Safra. O evento aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado.

Nesta edição, estão garantidos investimentos em mais de R$ 83,79 milhões, para a execução do programa.

O fundo é uma garantia ao pequeno produtor rural, que teve reconhecida perda de mais de 50% da Safra. Cerca de 164.305 agricultores em 174 municípios do Ceará, já aderiram.

A solenidade contou com as presenças do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, representando o governador Camilo Santana; do secretário da SDA, De Assis Diniz; representantes da Assembleia Legislativa e da Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece).
#Agricultura 25/04/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Máquinas da Secretaria de Agricultura estão espalhadas na Zona Rural Máquinas da Secretaria de Agricultura estão espalhadas na Zona Rural

A Prefeitura de Baturité, por meio da Secretaria de Agricultura está com as máquinas espalhadas pela Cidade, atendendo as demandas da população.

No cronograma desta semana, as 2 caçambas e patrol estiveram na recuperação de estrada com atoleiro que impedia a passagem dos ônibus nas Umarizeiras, Assentamento Jardim.

A pá mecânica foi encaminhada ao lixão para a abertura de uma rua paralela, para também solucionar o problema da passagem dos carros.

Já a retroescavadeira está cavando pó de pedra no Riachão, para garantir que as equipes tenham material para as correções devidas.

O secretário Bonaldo Braga vem acompanhando pessoalmente os trabalhos das equipes.
#Agricultura 09/04/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prefeitura atuando na desobstrução e limpeza de Esgotos no município Prefeitura atuando na desobstrução e limpeza de Esgotos no município

A Prefeitura de Baturité, por meio da Secretaria de Agricultura, vem trabalhando na desobstrução e limpeza dos esgotos em diversos bairros do município.

Somente nesta semana, as máquinas estiveram no Conjunto Maria José Viana, Praça do Salgado, Raposa e Serra do Evaristo.

Os trabalhos são acompanhados diariamente pelo secretário Bonaldo Braga. A pasta continuará realizando os serviços no sistema de esgoto de outros pontos da Cidade, de forma periódica.
#Agricultura 08/04/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Secretaria de Agricultura atuando na desobstrução de esgoto no Conjunto Maria José Viana.
#Agricultura 29/03/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prefeitura recupera estradas danificadas pela chuva Prefeitura recupera estradas danificadas pela chuva

A Prefeitura de Baturité, por meio da Secretaria de Agricultura, vem trabalhando diariamente na recuperação das estradas, nos pontos mais atingidos pelas chuvas.

As máquinas estiveram trabalhando simultaneamente nos bairros Areias e Raposa, e logo chegarão às outras comunidades.
#Agricultura 06/11/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Projeto Horta nas Escolas contempla mais 3 Comunidades. Projeto Horta nas Escolas contempla mais 3 Comunidades

Nesta terça-feira (06/11), o secretário de Agricultura, Bonaldo Braga, e o técnico agrícola Wilson Gomes, realizaram visitas às hortas didáticas que foram implantadas nas Escolas da Manga, Oiticica e Beira Rio, para acompanhar a evolução e levar novas mudas para serem plantadas.

Outras hortas estão sendo planejadas, como é o caso das Escolas do Vale dos Candéias, Estevão Alves da Rocha e Betel. A ação das hortas didáticas é um projeto da Prefeitura de Baturité, por meio da Secretaria de Agricultura, para que a Escola, os alunos e a comunidade, possam interagir buscando a produção de alimentos sem agrotóxicos (orgânicos).
#Agricultura 21/09/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prefeitura e Cagece trabalham para abastecimento de água no Conjunto Nova Esperança Prefeitura e Cagece trabalham para abastecimento de água no Conjunto Nova Esperança

Na tarde dessa quarta-feira (19/09), o secretário de agricultura, Bonaldo Braga, esteve na comunidade do Conjunto Nova Esperança, para verificar o andamento da construção da base elevada para distribuição da água da Cagece para todas as famílias da comunidade.

A prefeitura está entrando com a construção da infraestrutura e a Cagece já mandou todo o encanamento para poder iniciar as obras nas residências.
Com esta ação, além de levar dignidade, conforto e saúde para os moradores do Conjunto Nova Esperança, a Prefeitura ainda irá economizar com o envio de 10 carros pipas a a cada 15 dias que eram enviados aquela comunidade.

São 120.000 (cento e vinte mil) litros de água a cada quinze dias, que irão ser direcionados para outras comunidades. Assim, a administração consegue atender as famílias do Conjunto Nova Esperança e colocar em prática os compromissos assumidos com a comunidade e com a população de Baturité, em ter renovado o contrato com a Cagece.
#Agricultura 15/03/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Festa anual das árvores
#Agricultura 14/03/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agricultura A Prefeitura de Baturité, por meio da Secretaria de Agricultura, está nesta semana com as máquinas trabalhando nos Açudinhos, realizando serviço de reparo dos pontos críticos das estradas.

As máquinas já estiveram nas localidades Raposa, Oiticica, Jardim, Choró e Jordão.

Essas ações possibilitam um trânsito seguro dos veículos e do transporte escolar nestas vias.
#Agricultura 06/03/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Programa Gradiação de Terra A Prefeitura de Baturité, por meio da Secretaria de Agricultura está realizando o programa Gradiação de Terra, que atende aos pequenos agricultores do município.

Neste fim de semana os trabalhos foram concluídos no Jucá do Zé Vilar.

Ao todo, 6 tratores de associações estão à disposição do pequeno agricultor, visando o plantio de 2018. O programa irá beneficiar 800 famílias.
#Agricultura 26/02/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Programa de Aquisição de Alimentos. A Prefeitura de Baturité, por meio da Secretaria de Agricultura, retomou nesta segunda-feira (26), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Agricultura Familiar. Toda segunda e terça-feira chegam nas escolas os produtos para a merenda escolar da Rede Pública Municipal.

Os técnicos da Secretaria acompanham a produção de cada um dos agricultores inscritos no programa de aquisição de alimentos. “É feito todo o acompanhamento, para termos a certeza que estamos oferendo aos alunos da rede pública do município, um produto totalmente limpo, e isento de agrotóxico”, afirmou o secretário de Agricultura Bonaldo Braga.

“Esse programa no ano passado propiciou a compra de 200 mil reais de produtos da Agricultura Familiar. O que totalizou 54 mil kg de frutas e verduras destinadas exclusivamente às escolas da Rede Municipal”, concluiu o secretário.
#Agricultura 31/01/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Secretaria de Agricultura. A Prefeitura de Baturité, por meio da Secretaria de Agricultura, está realizando a abertura de valas para levar a água da chuva até os açudes.

Nesta semana o serviço está sendo realizado na localidade Serra Verde. Com isso, diminuirá a seca para a Comunidade dos Candeias e aumentará a produção de alimentos como a banana, garantindo assim a renda das famílias.
#Agricultura 26/01/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prefeitura de Baturité A Prefeitura de Baturité, por meio da Secretaria de Agricultura está realizando obras para beneficiar as famílias da Zona Rural, com a escavação de tanques para a criação de peixe, com o objetivo de agregar renda as famílias.

De acordo com o secretário de Agricultura Bonaldo Braga, o projeto começa pelo Riachão do Panta, e em breve chegará a outras comunidades que tenham disponibilidade hídrica.

“Estamos implantando esse projeto inicialmente no Riachão, que há uma disponibilidade de água muito grande, e que depois iremos estender as outras regiões de Baturité onde haja disponibilidade de água, para a criação de peixe o ano todo”, afirma o secretário.

Durante essa semana, foram realizados serviços de limpeza, ampliação de barreiros, e tanques escavados para psicultura.

“Há muito tempo a gente tinha vontade de fazer esse açude, vai ser muito bom pra criação de peixe, e para o gado beber sua água”, comemora o agricultor Francisco de Paula.
#Agricultura 13/01/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Sercretaria de Agricultura A Prefeitura de Baturité, por meio da Sercretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável perfurou vinte e oito poços no mês de outubro de 2017, com a Retroescavadeira, ao longo do leito do rio Choró, possibilitando a continuidade das atividades desenvolvidas pelos pequenos agricultores.

A Região do Choró é a mais árida do Município de Baturité. Faz limite com os municípios de: Aracoiaba, Capistrano e Itapiúna.
É cortada pelo rio Choró, cujas águas no mês de setembro secam e param de correr no seu leito.

Os pequenos Agricultores que têm plantações de culturas e/ou capim necessitam de água para tocarem suas pequenas irrigações e criação de seus animais.
www.baturite.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 18:00:24